O que avaliar na arquitetura do imóvel escolhido para sua empresa em Ijuí
Voltar para o blog

O que avaliar na arquitetura do imóvel escolhido para sua empresa em Ijuí

Você está na fase de comprar, alugar ou ampliar o ambiente da sua empresa, mas sente que tem dificuldade em saber se o imóvel escolhido irá atender às necessidades dela? Confira algumas dicas que irão te auxiliar na avaliação do imóvel, bem como entender a tipologia de espaço que o seu empreendimento precisa, antes mesmo de alugar.


Imagem a transmitir


Antes de definir o imóvel, é importante ter em mente quais aspectos no ambiente irão valorizar o seu negócio. O espaço deve ser pensado como uma extensão da sua marca e deve transmitir sensações adequadas que condizem com a sua empresa.

Se preocupar com o espaço e a percepção que os ambientes promovem nas pessoas que o frequentam, é um aspecto importante para avaliar. Escolha o novo endereço de forma estratégica, proporcionando ambientes mais interessantes, confortáveis e assertivos para os seus clientes.


Lembre-se, o espaço físico da sua empresa deve refletir a essência do seu negócio, por isso é tão importante escolher bem o seu imóvel. Os tópicos a seguir irão te ajudar a escolher de forma mais assertiva o seu espaço, e fique tranquilo, a cidade de Ijuí tem opções bem diversificadas.


Dimensionamento do ambiente


A primeira dica é analisar o tamanho do imóvel para a demanda da sua empresa, a metragem quadrada ideal e o formato do espaço que irá atender todo o programa de necessidades, que são os ambientes necessários para o desenvolvimento das atividades do seu negócio.


Importante analisar também o pé direito, que é a altura entre piso e teto, um elemento necessário que deve ser considerado. Se o pé direito for muito baixo, pode acabar atrapalhando a instalação de certos equipamentos, como ar-condicionado caso não tenham sido feitas anteriormente, além de gerar uma sensação de desconforto no local. A altura ideal seria de 2,70 metros do piso a laje, e com  forro até no mínimo 2,55 metros.


Iluminação e ventilação naturais


A iluminação e ventilação natural nos espaços trazem diversas vantagens às empresas e devem ser consideradas em áreas de maior permanência.

Investir em um espaço com iluminação e ventilação naturais podem não apenas tornar o ambiente mais agradável, mas melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e clientes.


Acessibilidade e normas


É importante que o local escolhido seja acessível para seus usuários. Observe se o imóvel possui rampas de acesso ou elevadores para facilitar a promoção da acessibilidade a sua empresa. Portas de acesso devem ter no mínimo 80 cm, e 90 a 120 centímetros de largura livres para passagem em corredores.


Fique atento também a categoria da sua empresa, seja para um escritório, clínica ou consultório existem algumas normas e parâmetros mínimos que devem ser seguidos, como normas de combate e prevenção à incêndios, vigilância sanitária e órgãos de fiscalização municipais. É preciso analisar se o espaço que pretende alugar terá as condições ideais para atender as suas demandas dentro das normas.


Pontos de instalações


Todo empreendedor procura espaços que tenham que fazer o mínimo de intervenções possíveis, porém, por mais novo que o espaço seja, sempre é preciso fazer ajustes e novas instalações de pontos de iluminação, preparação de pontos elétricos e hidráulicos de acordo com o layout proposto, que irão se adequar ao funcionamento e dia a dia da sua empresa.


Se o seu empreendimento necessita de equipamentos que possuem instalação específica, é importante analisar a viabilidade desses pontos, se é possível fazer os ajustes necessários para atender as especificações dos equipamentos, se há pontos de iluminação nas áreas de maior necessidade e avaliar se esses novos pontos de instalações não irão interferir em salas ou edificações vizinhas.


Auxílio de um profissional


É importante contar com o auxílio de um profissional da área nessa etapa, além de ajudar na escolha, planejar, otimizar os espaços e torná-los funcionais, o profissional irá adequar seu empreendimento às normas vigentes e proporcionar um ambiente confortável, transmitindo a imagem que sua empresa quer passar, através de um espaço com percepções agradáveis aos seus clientes.


Avaliar a proporção do ambiente, os usos e a experiência do usuário em seu espaço, são pontos que devem ser analisados em uma primeira visita ao imóvel, antes de decidir a sala para o seu negócio. E você ainda pode contar com o auxilio de arquitetos, para ajudar a acertar nas escolhas com o espaço que sua empresa merece ter!



A Habitato Imóveis é a sua imobiliária em Ijuí e cuida de todos os passos para aquisição do imóvel dos seus sonhos. Entre em contato, agende uma visita hoje mesmo e comece a viver o estilo de vida que você merece.




Outros posts

  1. É possível montar uma ilha de cozinha na minha casa?

    É possível montar uma ilha de cozinha na minha casa?

    Se você visitou uma casa com uma ilha de cozinha, logo percebeu que esse é um imóvel diferenciado, não é mesmo? Se inspire com esse estilo americano presente em alguns lares da cidade de Ijuí, afinal,...

  2. Vale a pena comprar e reformar um apartamento antigo em Ijuí?

    Vale a pena comprar e reformar um apartamento antigo em Ijuí?

    Ter um apartamento novo nem sempre significa comprar um imóvel recém construído! Veja se é um bom negócio comprar e reformar um apartamento antigo em Ijuí e quais são os principais pontos que você dev...

  3. Uma outra visão sobre a cozinha integrada

    Uma outra visão sobre a cozinha integrada

    Em Ijuí, assim como em várias outras cidades, percebemos uma grande oferta de apartamentos com a cozinha integrada. E aí, você é de que time? Antes de escolher a sua decisão final, entenda os benefíci...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.